Coronavírus: o que os cuidadores de idosos precisam saber

cuidador de idosos tomando os devidos cuidados em meio ao coronavírus

Para evitar o contágio do Coronavírus nos idosos é importante que os cuidadores tomem uma série de cuidados e que se mantenham informados sobre a doença que assola o mundo desde janeiro. Veja o artigo que a Morada Primavera preparou e saiba mais: 

Já sabemos que os idosos são considerados grupos de risco diante do coronavírus, devido à algumas doenças como diabetes, pressão alta e também pelo fato de que conforme o avanço da idade seu sistema imunológico fica enfraquecido o que pode facilitar a infecção da doença. 

Por este mesmo motivo, é de extrema importância que os cuidadores de idosos redobrem os cuidados com a higiene e segurança do paciente. 

Cuidados e atenção que os cuidadores devem ter contra o Coronavírus:

Máscaras

Quando o cuidador for ter um contato próximo com o idoso é importante estar de máscara, porém, é recomendado que não a use por mais de um dia e sempre evitar tocá-la; 

Ambientes

Durante a pandemia o ideal é manter o ambiente onde o idoso circula sempre limpo e se possível com ventilação natural; 

Objetos

Se possível é recomendado separar os objetos de uso do idoso dos demais que vivem na mesma casa como, por exemplo, copos, talheres etc. 

Produtos que vem de fora 

Higienize todos os produtos que chegam de fora da residência do idoso como, alimentos, produtos de cuidados pessoais, farmácia entre outros; 

Ao encontrar com outras pessoas

Muitos indivíduos são assintomáticos, ou seja, podem estar com o vírus no corpo mas sem sintoma algum. 

Portanto, ao encontrar com algum não só o cuidador mas todas as pessoas que convivem com o idoso, devem evitar abraços, beijos, apertos de mão. 

Não conversar com o indivíduo de maneira muito próxima e sempre utilizar máscara;

Quando o cuidador chegar da rua

O ideal é que a pessoa que cuide do idoso fique em quarentena junto com a pessoa.

Assim como em nosso asilo para idosos Morada Primavera, onde dez cuidadores da equipe estão dormindo em quartos preparados para que eles não precisem sair e se expor ao risco de contaminação e assim contaminar os idosos que residem no local.

Porém, caso isso não seja possível o ideal é que ao chegar em casa o cuidador lave bem as mãos e troque de roupa assim que chegar. 

Asilo para idosos Morada Primavera destaque nos cuidados ao COVID-19

Desde o dia 24 de março de 2020 o asilo para idosos Morada Primavera entrou em quarentena, para impedir a contaminação do coronavírus no residentes, com uma estratégia bem sucedida com 10 funcionários integralmente na casa. 

Para manter a segurança durante essa troca o Morada Primavera tomou alguns cuidados como: 

  1. Os funcionários que entraram permaneceram por sete dias isolados em um sítio fora da cidade de São Paulo; 
  2. Na sequência foi realizado testes do tipo RT-PCR em todos (realizados pelo laboratório Fleury); 
  3. Somente após esse período de isolamento e com todos os resultados negativos os cuidadores podem entrar com segurança na casa de repouso. 

Com os demais funcionários que estão em quarentena em suas casas, são realizados testes de sorologia para que se possa identificar quais deles já tiveram contato com o vírus e desenvolveram imunidade.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!