A hipertensão arterial ou pressão alta se caracteriza pelo aumento da pressão do sangue contra a parede da artéria e infelizmente não tem cura. A população que mais sofre com essa doença são os idosos, apesar de muitas pessoas mais jovens também sofrerem desse mal, que hoje é a principal causa de mortes no mundo.
No Brasil aproximadamente 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão e é importante lembrar que na maioria dos casos a doença é assintomática, ou seja, não tem sintomas.
Em alguns casos, os pacientes com a pressão arterial mais elevada podem sentir alguns sinais, tais como: dores de cabeça e/ou na nuca, zumbido no ouvido, sangramentos no nariz, dor no peito, fraqueza, tontura e visão embaçada.
Para os mais atentos esses são sinais de que a pressão arterial está elevada, mas para que isso não aconteça a prevenção e também o tratamento são simples.
Praticar atividades físicas, se alimentar de forma adequada priorizando alimentos saudáveis, não fumar, não ingerir bebidas alcóolicas, além de aferir a pressão ao menos uma vez por ano para controlar a pressão e tomar muito cuidado com a ingestão de sal.
Agravamentos da doença e cuidados essenciais
A hipertensão também é um dos fatores que causam a fibrilação atrial que é caracterizada por arritmias cardíacas, comum na população em geral, mas mais intensificada em idosos.
A fibrilação atrial acomete aproximadamente 175 milhões de pessoas no mundo sendo que 10% desse total representa pessoas acima dos 75 anos de idade.
O Acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame, é uma das consequências da arritmia cardíaca, sendo assim, podemos analisar que a hipertensão arterial pode gerar arritmia cardíaca que pode chegar a um AVC. Por isso, todo o cuidado com essa doença silenciosa é necessário para prevenir essa evolução.
Um dos problemas no tratamento da hipertensão é a polifarmácia, que acontece quando um paciente toma quatro ou mais medicamentos ao mesmo tempo, o que é muito comum na terceira idade.
É de extrema importância que o paciente siga as recomendações médicas, evitando a polifarmácia e tratando da doença de forma que traga mais qualidade de vida, por isso as atividades físicas e a alimentação saudável são tão importantes.
A prevenção contra a hipertensão arterial pode e deve começar ainda na juventude, um estilo de vida saudável deve ser incentivado à todas as idades e nunca é tarde para começar.
Conheça a Casa de Repousos Morada Primavera
Na Casa de Repouso Morada Primavera os hóspedes são incentivados a se exercitarem e a alimentação é controlada por nutricionistas de acordo com a necessidade individual de cada um.
As atividades de recreação contribuem para um corpo e uma mente saudáveis e também contribuem com a interação entre os moradores, fazendo nascer novos vínculos de amizade e empatia.
Contamos com geriatra e enfermeira plantonista 24 horas, além dos cuidadores muito bem treinados e atentos que fazem parte do nosso quadro de funcionários.
Quer saber mais sobre a nossa Casa de Repouso Morada Primavera? Fale conosco e se surpreenda.