Dicas para envelhecer de forma saudável

Dicas para envelhecer de forma saudável

O Brasil está envelhecendo: segundo projeções do IBGE, a população idosa nacional deve dobrar até 2042 (chegando a 57 milhões de pessoas) e a expectativa de vida média pode chegar a 80 anos neste mesmo ano. Portanto, envelhecer de forma saudável será essencial para manter a qualidade de vida dessa crescente população.

É natural que os idosos sofram um certo declínio das capacidades físicas e cognitivas. 

Porém, há alguns bons hábitos que podem melhorar as condições dos idosos e fazê-los ter uma vida plena mesmo em idades avançadas.

A Morada Primavera selecionou 7 dicas para que você consiga envelhecer de forma saudável 

1) Alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada, sem carência ou excesso de nutrientes, pode evitar doenças ligadas à má-alimentação (como hipertensão, doenças vasculares, entre outras) e melhorar a saúde física e mental. Consulte um nutricionista para que seja recomendada uma alimentação ideal para você.

2) Hidratação

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que sejam ingeridos ao menos 2 litros de água por dia. Uma boa hidratação mantém o viço da pele e é benéfica também para o bom funcionamento do cérebro.

3) Atividade física regular

A prática de atividade física favorece a prevenção de diversos males (osteoporose, diabetes, problemas de pressão arterial), fortalece os músculos (que podem perder força com o tempo) e é uma grande aliada para um envelhecimento saudável.

4) Bons hábitos

Tabagismo, alcoolismo, isolamento social, costumes estressantes, sono de má qualidade, sedentarismo: esses são alguns dos hábitos que são inimigos de um envelhecimento saudável. Procure adotar atitudes positivas em todos os aspectos da vida.

5) Saúde mental

A saúde da mente é tão importante quanto a do corpo, por isso, mantenha uma atitude positiva, fortaleça os vínculos sociais e afetivos, estimule a memória, mantenha hobbies e, se necessário, procure o tipo de psicoterapia mais adequada para você.

6) Sono

O hormônio melatonina (responsável pelo sono) tem sua produção reduzida com o passar dos anos, o que leva à perda da qualidade do sono. Para melhorar os momentos de descanso, e adotar um horário fixo para dormir, além de cultivar os hábitos saudáveis mencionados acima.

7) Rotina de exames preventivos

O acompanhamento frequente com profissionais da saúde (médicos, odontologistas e nutricionistas) são essenciais não só para prevenir doenças mas também para elaborar um plano de ação personalizado visando o envelhecimento saudável.

Consulte o residencial para idosos Morada Primavera em São Paulo para mais dicas e recomendação de profissionais.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!