Entenda o funcionamento de uma Clínica de Repouso

Entenda o funcionamento de uma Clínica de Repouso

Quem não conhece uma casa de repouso por dentro, junto de todas as suas particularidades e detalhes, costuma deixar a imaginação correr solta. Normalmente fazem uma ideia de como funcionam a partir de representações na TV ou em filmes — que nem sempre correspondem à realidade.

Para tentar desmistificar o funcionamento de uma clínica de repouso, a Casa Morada Primavera abriu as suas portas, no fim de agosto, para uma visita. Além da sua rica história, a Morada demonstrou, na prática, porque é considerada a melhor casa de repouso da zona oeste de São Paulo.

Corpo de Funcionários da Clínica de Repouso

Assim como em qualquer outro endereço, algumas pessoas exercem atividades que visam a manutenção do espaço. É o caso do jardineiro e zelador da Casa Morada Primavera, que cuida de jardins em frente à avenida São Gualter, na arborizada região do Alto de Pinheiros.

Ainda é feita a poda periódica das diversas árvores e plantas do local, como um pé de romã, de pêssego, além de uma jabuticabeira. O ambiente propício atrai pássaros e abelhas, lembrando uma cidade interiorana. Isso sem mencionar as dezenas de flores que parecem ornar com o nome da casa.

Ao todo são 23 funcionários que se revezam para assistir os senhores e senhoras da Morada Primavera. Em sua maioria, são cuidadoras treinadas e adaptadas para oferecerem o que há de melhor em suporte aos residentes.

Terapia Ocupacional

A terapeuta ocupacional Thaíse é responsável por uma das partes mais agitadas do dia dos moradores. Normalmente por volta das 14h ou 15h, as atividades e dinâmicas se iniciam na sala dos fundos da clínica de repouso.

Para aqueles que sofrem de Alzheimer, são desenvolvidas atividades paralelas, próprias para quem possui a doença. Como os idosos têm menos energia se comparados a uma pessoa adulta, já no final da tarde cessam as dinâmicas.

A exceção ocorre às sextas-feiras, quando o músico e cantor Maurício chega munido de seu violão e microfone. Numa mistura de festa e sarau, funcionários e hóspedes se revezam na cantoria que agita a Casa Morada Primavera.

Rotina de uma Clínica de Repouso

Os idosos e idosas acordam cedo, quando tomam a primeira refeição do dia. Após o café da manhã, muitos descansam até chegar o momento do lanche, antes ainda do almoço. A maioria prefere conversar entre si, relembrando referências de outros tempos, sem deixar de se atualizar do mundo atual pela televisão.

Até mesmo o computador está presente na Morada, onde não raro nos deparamos com alguém no laptop. Mas é no banho de sol que todo mundo aproveita o dia e as vantagens de morar num lugar longe da rotina estressante da cidade grande.

Pelos bancos e cadeiras espalhados pelos jardins, os idosos conversam e riem, à espera do tradicional lanche da tarde. É com o pôr do sol de espectador que eles jantam. A última das seis refeições diárias é o lanche noturno, antes da hora de dormir chegar.

Referenciais da Morada Primavera

Em cada uma das etapas do dia, a Casa Morada Primavera preconiza alguns pontos fortes que a diferenciam dentro do segmento. Desde a responsabilidade afetiva, que pretende incutir nos familiares — sempre livres para visitar seus parentes –, até a individualização no tratamento de cada um e cada uma.

Morada Primavera

Quer mais orientações? Converse conosco!

Nós podemos ajudar!

Tel: (11) 3023-6825

Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!