Entenda o quadro de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Clínicas de Repouso - Morada primavera

Alguns dos problemas de saúde que levam familiares a buscarem o auxílio de clínicas de repouso são relacionados à visão do idoso. Dentre as principais doenças oculares que acometem pessoas acima dos 60 anos é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Neste post do Residencial Morada Primavera, entenda mais sobre a DMRI e como uma clínica de repouso pode ajudar na recuperação do idoso.

O que é degeneração macular relacionada à idade?

A degeneração macular é a principal causa de perda de visão severa e irreversível em pessoas com mais de 50 anos. Assim, o DMRI ocorre quando uma pequena região central da retina, conhecida como mácula, se deteriora. Cabe lembrar que a retina é o tecido nervoso sensível à luz na parte posterior do olho.

Como a doença se desenvolve à medida que a pessoa envelhece, ela é conhecida como degeneração macular relacionada à idade. Às vezes, a degeneração macular não é uma condição percebida pelo paciente. Contudo, ela pode ser uma fonte de deficiência visual significativa.

Sendo assim, é comum que os adultos mais velhos só descubram a doença em uma consulta de rotina no oftalmologista. Em suma, existem dois tipos de degeneração macular: a seca e a úmida.

Degeneração macular relacionada à idade seca

Esta é a forma mais comum da doença, representando 90% dos casos.  A forma “seca” da degeneração macular é caracterizada pela presença de depósitos de gordura, chamados drusas, na mácula. Algumas pequenas drusas não podem causar alterações na visão.

No entanto, à medida que crescem em tamanho e aumentam em número, podem levar a um escurecimento ou distorção de visão. Logo, esses sintomas são mais perceptíveis durante a leitura.

Em estágios mais avançados de degeneração macular seca, há também um afinamento da camada de células sensíveis à luz na mácula. Por consequência, isso causa atrofia ou morte do tecido. Na forma atrófica da degeneração macular seca, os pacientes podem perceber pontos cegos no centro da visão. Já nos casos mais avançados, os pacientes correm maior risco de perder a visão central.

Degeneração macular relacionada à idade úmida

A degeneração macular úmida é caracterizada pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina. Então, esse processo é conhecido como neovascularização coroidal. Esses vasos sanguíneos vazam sangue e líquido para dentro da retina, causando distorção da visão.

Posteriormente, isso provoca pontos cegos e perda da visão central. Esses vasos sanguíneos anormais e seu sangramento acabam formando uma cicatriz, ocasionando a perda permanente da visão central.

Causas da DMRI

As causas exatas dessa doença ainda não são bem conhecidas. Contudo, já se sabe quais fatores podem fazer com que a doença se desenvolva. Além da idade avançada, os demais fatores de risco são a obesidade, a hipertensão, a exposição à luz solar, a predisposição genética e o tabagismo.

Além disso, o consumo de alimentos com muita gordura e dietas pobres em vitaminas e fibras também contribuem no surgimento da DMRI.

Portanto, para evitar ou barrar essa doença ocular, nada melhor do que manter um estilo de vida mais saudável. Especialmente na terceira idade, os adultos devem buscar manter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos. Igualmente, os cuidados médicos e terapêuticos são importantes para os idosos.

Sendo assim, é essencial que eles tenham amparo de uma casa de repouso que ofereça cuidados especiais e todo o suporte de que necessitam para viver bem.

A Casa de Repouso Morada Primavera é capaz de proporcionar todos esses cuidados. Estamos de portas abertas para receber seu ente querido.

Então, conte com a nossa equipe e venha nos fazer uma visita na clínica de repouso em SP!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!