As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas geriátricas dispõem de recursos como géis absorventes (semelhantes aos utilizados nos absorventes femininos, evitando o contato prolongado da urina com a pele) e existem modelos pensados para o período noturno, com maior capacidade de absorção.
Elas melhoram a higiene pessoal, trazem mais controle de odor e mantém a pele seca.
O uso incorreto pode causar doenças de pele como micoses e assaduras, causando desconforto ao usuário, portanto disponibilizamos algumas dicas de como utilizá-las corretamente:
Primeiro passo: remover as fraldas geriátricas antiga.
Utilizando luvas, vire a pessoa de lado e descole as travas (velcros), depois retire e descarte a fralda usada.
Segundo passo: Higienização das fraldas geriátricas
Retire qualquer resto de excremento com algodão e lave a pele com água e sabonete utilizando movimentos de frente pra trás (o que evita infecções urinárias). É recomendado aplicar creme emoliente para hidratação de pele.
Terceiro passo: preparar a nova fralda.
Calce novas luvas, abra a fralda nova, estique para elevar as abas internas e dobre-a para que passe debaixo do corpo
Quarto passo: colocar a fralda
Coloque a pessoa de lado, coloque a fralda alinhada ao tronco, vire a pessoa, passe a fralda entre a virilha e coloque as abas na parte da frente.
É recomendado verificar se a fralda está suja de 3 horas em 3 horas. Para a hora do sono deve ser usada uma fralda geriátrica noturna, que tem um maior poder de absorção e deve ser colocada logo antes do idoso ir dormir e trocada logo ao acordar.
Lembre-se de efetuar todos esses passos respeitando a privacidade do idoso e utilizando todo o cuidado e respeito possíveis.
Consulte uma clínica geriátrica de confiança para maiores informações e saiba mais!.