Funções e atributos de um bom Cuidador de Idosos

Idosa lendo com um cuidador de idosos profissional em um banco no jardim

A rotina corrida da maioria das famílias e o aumento na perspectiva de vida da população mundial tem aumentado necessidade da contratação de um cuidador de idosos profissional.

Quem tem um idoso em casa sabe o quanto é difícil encontrar alguém para confiar os cuidados diários como dar banho, alimentar e fazer companhia.

As notícias que saem na mídia sobre cuidadores que maltratam idosos nos trazem muita revolta e desconforto, fazendo com que a confiança nesses profissionais fique abalada.

Diante essa situação é de extrema importância estar atento ao contratar um profissional ou ao escolher uma residencial para idosos. Um bom Cuidador de Idosos precisa ser uma pessoa paciente e com disposição, a fim de tratar seu ente querido como você mesmo trataria ou até mesmo melhor.

Pensando nisso, nós da Morada Primavera montamos esse artigo para que você conheça todas as funções e atributos que essa pessoa tão necessária precisa ter para fazer parte do dia a dia da sua família.

O que todo Cuidador de Idosos precisa ter, saber e fazer

O primeiro ponto a ser lembrado é que o Cuidador de Idosos é um profissional que precisa de treinamento constante. Lidar com pessoas de idade avançada não é uma tarefa fácil.

O cuidador precisa estar atento e, muitas vezes, antecipar necessidades.

Em pacientes com diabetes, por exemplo, o cuidador precisa ficar atento as feridas que ocasionalmente podem aparecer nos pés e pernas. A falta de cuidados com esses membros e o agravamentos de pequenas feridas em pacientes diabéticos podem levar a amputação.

O Cuidador de Idosos deve avaliar se feridas, calos ou micoses estão crescendo e se agravando evitando complicações futuras.

Esse tipo de cuidado se estende a outras doenças e necessidades especiais que o idoso possa apresentar.

Principais características de um bom Cuidador de Idosos:

  • Paciência
  • Agilidade, disposição e energia
  • Atenção
  • Ser companheiro
  • Cumprir com horários de alimentação e medicação
  • Ser atento com a higiene

Em alguns casos o cuidador precisa dormir na casa do idoso para lhe fazer companhia, dar banho e acompanhar as consultas médicas, mas todas as tarefas que o Cuidador de Idosos terá devem ser acordadas primeiramente com a família.

Tenha um bom cuidador de idosos com a Casa de Repouso Morada Primavera.

Algumas famílias não se sentem confortáveis em hospedar o cuidador em suas casas ou até mesmo não possuem a estrutura necessária para o cuidado adequado.

Por esse motivo é comum optar por atribuir essa tarefa a residenciais para idosos especializados em cuidar bem, como a Morada Primavera.

Em nosso lar para idosos as famílias são estimuladas a manter o contato diário com seus familiares, além de contarem com toda a infraestrutura necessária para uma hospedagem tranquila e atenta às necessidades do seu ente querido.

Nossa equipe é altamente qualificada e conta com médicos, cuidadores, enfermeiras de plantão 24 horas, nutricionistas e atividades regulares que contribuem com a interação entre os hóspedes fazendo com que novas amizades venham a florir.

Quer saber ainda mais sobre nosso residencial para idosos? Entre em contato, agende uma visita e se encante com nossa história!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!