Funções e atributos de um bom Cuidador de Idosos

Idosa lendo com um cuidador de idosos profissional em um banco no jardim

A rotina corrida da maioria das famílias e o aumento na perspectiva de vida da população mundial tem aumentado necessidade da contratação de um cuidador de idosos profissional.

Quem tem um idoso em casa sabe o quanto é difícil encontrar alguém para confiar os cuidados diários como dar banho, alimentar e fazer companhia.

As notícias que saem na mídia sobre cuidadores que maltratam idosos nos trazem muita revolta e desconforto, fazendo com que a confiança nesses profissionais fique abalada.

Diante essa situação é de extrema importância estar atento ao contratar um profissional ou ao escolher uma residencial para idosos. Um bom Cuidador de Idosos precisa ser uma pessoa paciente e com disposição, a fim de tratar seu ente querido como você mesmo trataria ou até mesmo melhor.

Pensando nisso, nós da Morada Primavera montamos esse artigo para que você conheça todas as funções e atributos que essa pessoa tão necessária precisa ter para fazer parte do dia a dia da sua família.

O que todo Cuidador de Idosos precisa ter, saber e fazer

O primeiro ponto a ser lembrado é que o Cuidador de Idosos é um profissional que precisa de treinamento constante. Lidar com pessoas de idade avançada não é uma tarefa fácil.

O cuidador precisa estar atento e, muitas vezes, antecipar necessidades.

Em pacientes com diabetes, por exemplo, o cuidador precisa ficar atento as feridas que ocasionalmente podem aparecer nos pés e pernas. A falta de cuidados com esses membros e o agravamentos de pequenas feridas em pacientes diabéticos podem levar a amputação.

O Cuidador de Idosos deve avaliar se feridas, calos ou micoses estão crescendo e se agravando evitando complicações futuras.

Esse tipo de cuidado se estende a outras doenças e necessidades especiais que o idoso possa apresentar.

Principais características de um bom Cuidador de Idosos:

  • Paciência
  • Agilidade, disposição e energia
  • Atenção
  • Ser companheiro
  • Cumprir com horários de alimentação e medicação
  • Ser atento com a higiene

Em alguns casos o cuidador precisa dormir na casa do idoso para lhe fazer companhia, dar banho e acompanhar as consultas médicas, mas todas as tarefas que o Cuidador de Idosos terá devem ser acordadas primeiramente com a família.

Tenha um bom cuidador de idosos com a Casa de Repouso Morada Primavera.

Algumas famílias não se sentem confortáveis em hospedar o cuidador em suas casas ou até mesmo não possuem a estrutura necessária para o cuidado adequado.

Por esse motivo é comum optar por atribuir essa tarefa a residenciais para idosos especializados em cuidar bem, como a Morada Primavera.

Em nosso lar para idosos as famílias são estimuladas a manter o contato diário com seus familiares, além de contarem com toda a infraestrutura necessária para uma hospedagem tranquila e atenta às necessidades do seu ente querido.

Nossa equipe é altamente qualificada e conta com médicos, cuidadores, enfermeiras de plantão 24 horas, nutricionistas e atividades regulares que contribuem com a interação entre os hóspedes fazendo com que novas amizades venham a florir.

Quer saber ainda mais sobre nosso residencial para idosos? Entre em contato, agende uma visita e se encante com nossa história!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!