O Glaucoma é uma doença principalmente causada pela elevação da pressão intraocular. Que ocasiona o comprometimento visual devido a lesões no nervo óptico e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
São fatores de risco o diabetes, traumas oculares, a hereditariedade, e a idade superior aos 35/40 anos.
O Glaucoma é uma doença assintomática, que pode levar a cegueira e só é diagnosticado através de exame oftalmológico. Seu tratamento exige aplicação diária de colírios que baixam a pressão intraocular e para casos emergenciais medicamentos via oral.
Saiba diferenciar os tipos de Glaucoma
De modo geral, a doença tende a aparecer com mais frequência a partir dos 40 anos, mas em alguns casos pode ocorrer ainda na infância.
Glaucoma Crônico – É o tipo mais comum da doença e seu tratamento é constantemente feito ao longo da vida. Pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou raio laser.
Glaucoma Congênito – Também chamado como glaucoma infantil é manifestado ainda no primeiro ano de vida da criança. Pode ser percebido através da observação dos pais pois apresenta globo ocular aumentado. Além disso, pode haver alterações na transparência da córnea que fica branco azulada como se estivesse cobrindo o olho.
Nos mais velhos o Glaucoma inicialmente compromete a visão periférica e com o tempo o campo visual vai estreitando e sem tratamento o paciente fica cego.
Por esse motivo é muito importante fazer exames periódicos para medir a pressão intraocular e para fazer o exame de fundo de olho que pode diagnosticar a doença.
Casa de Repouso e o cuidado que os idosos precisam
Manter-se atento aos cuidados e exames periódicos destinados aos idosos é parte fundamental das tarefas realizadas pelos cuidadores da Casa de Repouso Morada Primavera.
Nossos hóspedes são acompanhados de perto e contam com atendimento periódico de geriatras e enfermeiros de plantão para garantir o melhor atendimento. Quer conferir nossa Casa de Repouso antes de deixar seus entes queridos conosco?