Grupo de risco: como proteger os idosos do Coronavírus?

mulher idosa se protegendo do coronavírus usando máscara

Para evitar a disseminação do coronavírus principalmente nos idosos, principal grupo de risco, é necessário tomar alguns cuidados para protegê-los. Quer saber qual? Veja o artigo que a casa de repouso para idosos Morada da Primavera preparou.

Desde que começamos a ter notícia sobre a doença em Janeiro de 2020 na China uma das poucas certezas que temos sobre ela é que pessoas acima de 60 anos são consideradas grupo de risco. 

O que se sabe até agora é que o sistema imunológico dos idosos é mais fraco e por esse motivo não consegue combater o vírus, além disso as doenças pré-existentes comum nessa faixa etária pode agravar o caso. 

Além do isolamento social a OMS recomenda alguns cuidados para os idosos se protegerem dessa doença que já atingiu 3 milhões de pessoas pelo mundo. 

Porém, a mudança de rotina na vida dos idosos não tem agrado e muitos não estão tomando a devida precaução ou ficam preocupados sobre quem irá fazer suas tarefas diárias, como ir ao mercado, banco etc. 

Portanto, a primeira coisa que deve se fazer para evitar a disseminação da doença entre essa faixa etária explicar ao idoso os perigos da doença e quais cautelas são necessárias nesse período. 

Como o idoso deve se proteger do Coronavírus? 

Cuidados básicos (não só para os idosos)

  • Lavar as mãos com água e sabão até metade do pulso, entre os dedos e na parte interna das unhas durante 20 segundos; 
  • Usar álcool gel 70%;
  • Cubra o rosto com a parte interna do cotovelo ao espirrar ou tossir; 
  • Evitar aglomerações; 
  • Usar máscara se apresentar sintomas e se for necessário sair; 
  • Evitar tocar a boca, olhos e nariz; 
  • Desinfetar com álcool objetos 
  • Não cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços e beijos. 

Cuidados extras com os idosos 

Isolamento social

Recomenda-se que os idosos permaneçam em casa; 

Ambientes limpos

É importante que os cômodos da casa onde o idoso vive esteja sempre limpo; 

Tarefas externas

Também, pedir para alguém fora do grupo de risco realizar compras no supermercado e resolver outras tarefas burocráticas é muito válido;

Evitar idas a hospitais e consultas

Durante a pandemia como o Coronavírus é recomendável que as consultas marcadas não urgentes (apenas para prevenção) sejam canceladas; 

Evitar transporte público

Se for mesmo necessário que o idoso saia de casa, evitar transporte público, optar por táxi ou transporte de aplicativo;

Em caso de idosos que possuam cuidadores

De fato, é de suma importância que utilizem máscaras para cuidar dos paciente. 

Todas as cautelas necessárias na Casa de Repouso Morada Primavera! 

A Morada Primavera possui uma estrutura para receber e cuidar do seu ente querido, principalmente durante a pandemia em que estamos vivendo. 

Pois, aqui todos os hóspedes são acompanhados diariamente e são tomados todos os cuidados devidos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!