Isolamento Social x Solidão: saiba explicar a importância de ficar em casa para o idoso

mãe idosa e filho sentados conversando sobre o isolamento social

O isolamento social ainda é a melhor forma de evitar o contágio do COVID-19, mas como explicar para os idosos que ficar em casa não é sinônimo de solidão? Saiba mais neste artigo que a Morada Primavera preparou:

Desde o mês de março a população passou a utilizar expressões como, “isolamento social” que por sua vez é uma das medidas indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenir a contaminação com o novo coronavírus. 

O distanciamento social é recomendado para todas as idades, porém, os idosos precisam redobrar os cuidados, pois em pessoas a partir dos 60 anos a doença costuma ser mais grave chegando a ser letal. 

Afinal, o que é o isolamento social e por que é tão importante para os idosos? 

Todos os dias são registrados centenas de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Essas pessoas certamente sentiram os sintomas da doença e testaram positivo. 

No entanto, de acordo com especialistas 86% dos casos são assintomáticos, isso significa que essas pessoas foram infectadas pelo vírus, mas não obtiveram sintoma algum, ou seja, não sabem que estão com a doença. 

Esse fato tem dificultado ainda a contenção do coronavírus. Desse modo, o isolamento social é extremamente necessário, pois estar isolado, distante de pessoas e aglomerações significa que o indivíduo não está exposto ao vírus. 

Assim, os idosos sendo considerados grupos de risco é imprescindível que estes tenham o mínimo de contato possível com outras pessoas. 

Mas essa missão tem se tornado cada vez mais difícil, pois muitos idosos acreditam que estar em isolamento social é sinônimo de solidão. 

Como a solidão afeta a vida dos idosos? 

É comum que muitos idosos apresentem diversas doenças patológicas como, demência, Parkison, Alzhimer etc. 

Quando um idoso se sente solitário estas doenças podem se agravar, além de se sentirem ansiosos e depressivos. 

Para um idoso ter uma melhor qualidade de vida os médicos recomendam que eles se exercitam regularmente, tenha uma boa alimentação e tenha momentos sociais com amigos e familiares. 

Porém, durante esse momento em que estamos vivendo é importante deixar claro os reais motivos do isolamento e ter algumas atitudes para que o idoso não se sinta esquecido. 

Dicas para manter o idoso em isolamento social sem que ele se sinta sozinho 

Chamadas de vídeo

A internet tem um grande poder de trazer as pessoas que estão longe para perto. Por meio de chamadas de vídeos o idoso pode ver e conversar com seus familiares e amigos. 

Caso o idoso não seja uma pessoa conecta alguém precisará ajudá-lo, mas é bem rápido e pode fazer um bem enorme para ele.

Incentive o idoso 

Sempre que possível diga ao seu ente querido o quanto está orgulhoso dele por respeitar o distanciamento e o quanto essa atitude é importante para a contenção da doença. 

Passatempos 

Estimule os idosos a assistir séries, filmes, ou a fazerem artesanatos, palavras cruzadas etc. Os passatempos são grandes aliados para distrair a mente e ajudar a passar por este período. 

Residencial para idosos especializado na saúde física e mental da terceira idade 

O Residencial para Idosos Morada Primavera possui uma equipe especializada na saúde dos idosos e estão prontos para auxiliá-los dando todo apoio, cuidado e carinho durante este período delicado. 

Entre em contato conosco!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!