Novembro Azul: Como precisamos estar atentos aos sintomas nos idosos

Novembro Azul: Como precisamos estar atentos aos sintomas nos idosos

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima dos 50 anos e um dos principais fatores de risco é a idade avançada.

Estar atento aos sinais de Câncer de Próstata em idosos não é uma tarefa fácil visto que seus sintomas são facilmente confundidos com as reações naturais do envelhecimento e também por todo o preconceito que o exame enfrenta.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e o diagnóstico de câncer é feito através de exame físico (toque retal) e exame laboratorial (dosagem do PSA). 

Após a identificação do nódulo é necessário fazer uma biópsia para atestar se ele se trata de um nódulo maligno ou benigno.

Geralmente em seu estágio inicial o Câncer de Próstata não apresenta sintomas, mas em estágios mais avançados é possível identificar.

Principais sintomas do Câncer de Próstata

Com a idade avançada é comum que nosso corpo apresente deficiências que não existiam quando jovem. 

Esse é um problema muito sério para quem não faz exames regularmente, pois os sintomas do Câncer de Próstata podem ser facilmente confundidos com essas deficiências naturais do envelhecimento tais como:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

É extremamente importante fazer o acompanhamento médico regularmente.

Aconselhável que os exames de próstata em homens sem fatores de risco se iniciem aos 50 anos, mas em homens com parentes de primeiro grau que tiveram o câncer devem iniciar o acompanhamento aos 45.

Também importante salientar que os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Por esse motivo homens negros ou descendentes com parentes de primeiro grau que tiveram a doença na família devem iniciar os exames preventivos aos 40.

De acordo com o Oncoguia “Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.”

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Fazer o acompanhamento dos sintomas e relatar ao médico todos eles para que seja traçada uma linha em busca do diagnóstico correto requer atenção e cuidado.

Muitas vezes em que não feito de forma correta, pode retardar o diagnóstico e o tratamento ser iniciado tardiamente.

Contar com o apoio de profissionais especializados e atentos às necessidades dos idosos contribui para uma vida mais saudável.

Cuidadores de Idosos na Casa de Repouso Morada Primavera

A Casa de Repouso Morada Primavera recebe idosos de todas as idades e necessidades, por esse motivo está sempre em busca de profissionais qualificados que contribuam com todo o apoio e atenção que seus hóspedes precisam.

Além de cuidadores certificados contamos com enfermeira 24 horas, nutricionista e médico geriatra. Toda a atenção e cuidado que seu familiar precisa está 

Agende uma visita e conheça mais sobre todos os diferenciais que o mais completo asilo em São Paulo tem a oferecer.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!