Novembro Azul: Como precisamos estar atentos aos sintomas nos idosos

Novembro Azul: Como precisamos estar atentos aos sintomas nos idosos

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima dos 50 anos e um dos principais fatores de risco é a idade avançada.

Estar atento aos sinais de Câncer de Próstata em idosos não é uma tarefa fácil visto que seus sintomas são facilmente confundidos com as reações naturais do envelhecimento e também por todo o preconceito que o exame enfrenta.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e o diagnóstico de câncer é feito através de exame físico (toque retal) e exame laboratorial (dosagem do PSA). 

Após a identificação do nódulo é necessário fazer uma biópsia para atestar se ele se trata de um nódulo maligno ou benigno.

Geralmente em seu estágio inicial o Câncer de Próstata não apresenta sintomas, mas em estágios mais avançados é possível identificar.

Principais sintomas do Câncer de Próstata

Com a idade avançada é comum que nosso corpo apresente deficiências que não existiam quando jovem. 

Esse é um problema muito sério para quem não faz exames regularmente, pois os sintomas do Câncer de Próstata podem ser facilmente confundidos com essas deficiências naturais do envelhecimento tais como:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

É extremamente importante fazer o acompanhamento médico regularmente.

Aconselhável que os exames de próstata em homens sem fatores de risco se iniciem aos 50 anos, mas em homens com parentes de primeiro grau que tiveram o câncer devem iniciar o acompanhamento aos 45.

Também importante salientar que os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Por esse motivo homens negros ou descendentes com parentes de primeiro grau que tiveram a doença na família devem iniciar os exames preventivos aos 40.

De acordo com o Oncoguia “Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.”

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Fazer o acompanhamento dos sintomas e relatar ao médico todos eles para que seja traçada uma linha em busca do diagnóstico correto requer atenção e cuidado.

Muitas vezes em que não feito de forma correta, pode retardar o diagnóstico e o tratamento ser iniciado tardiamente.

Contar com o apoio de profissionais especializados e atentos às necessidades dos idosos contribui para uma vida mais saudável.

Cuidadores de Idosos na Casa de Repouso Morada Primavera

A Casa de Repouso Morada Primavera recebe idosos de todas as idades e necessidades, por esse motivo está sempre em busca de profissionais qualificados que contribuam com todo o apoio e atenção que seus hóspedes precisam.

Além de cuidadores certificados contamos com enfermeira 24 horas, nutricionista e médico geriatra. Toda a atenção e cuidado que seu familiar precisa está 

Agende uma visita e conheça mais sobre todos os diferenciais que o mais completo asilo em São Paulo tem a oferecer.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!