Os 11 Principais exames de saúde que devem fazer parte da rotina de um idoso

saúde na terceira idade - casa de repouso morada primavera

Saúde e qualidade de vida dependem de uma série de cuidados com o corpo, especialmente na Terceira Idade, quando algumas doenças começam a surgir. Por isso, é fundamental que os idosos façam os principais exames de saúde preventivos, estejam eles com a família ou em um asilo para idosos

Aliás, as pessoas da Terceira Idade que se encontram em um asilo particular recebem atenção especial quanto à realização de exames periódicos. 

Afinal, ter uma boa saúde na Terceira Idade só é possível se o idoso está com os exames de saúde em dia, a partir de requisições de um médico. 

No entanto, se você estiver sem tempo, considere contar com cuidadores de idosos ou mesmo uma clínica de repouso. Além disso, nós, da Morada Primavera, asilo em São Paulo, listamos os 11 principais exames que todo idoso deve fazer. 

Assim, contribuímos um pouco mais com a qualidade de vida do seu familiar!

Principais exames para garantir a saúde na Terceira Idade

Tanto os idosos que estão com seus familiares quanto os que moram em asilo particular precisam fazer os testes de saúde abaixo, pelo menos 2 vezes ao ano. Assim, confira a lista completa abaixo: 

Hemograma completo

O exame de sangue é um teste preventivo, que permite a descoberta de doenças precocemente. 

De fato, muitas patologias são identificadas a partir do hemograma: anemias, infecções, doenças autoimunes, leucemia, entre muitas outras. 

Então, tudo isso pode ser diagnosticado com uma única coleta de sangue. Além disso, há outros exames de saúde possíveis através da verificação do sangue. 

  • Na vitamina-D, verifica-se a existência de osteoporose;
  • O teste de albumina mostra a situação nutricional do idoso;
  • O TSH indica a situação da tireoide;
  • Nas transaminases a saúde do fígado fica evidente;
  • Os exames de ureia e creatinina indicam o funcionamento dos rins.

Glicemia

Esse exame de saúde permite diagnosticar e tratar diabetes e pré-diabetes, quando houver. 

Por meio da glicemia, mede-se a taxa de glicose no sangue, dando a oportunidade de tratar e controlar a doença. 

Lipidograma

Esse é um dos exames de saúde relacionados ao colesterol. Com ele, o médico pode ficar de olho nos níveis de colesterol LDL, HDL, total e nos triglicerídeos. Afinal, esses são fatores que interferem na saúde cardiovascular.

Densitometria óssea

Com o avanço da idade, os ossos se tornam mais frágeis. Portanto, para identificar o problema, a densitometria óssea é o exame recomendado. 

Decerto é um dos exames de saúde que previnem e reduzem os riscos de osteoporose e fraturas.

Mamografia

É um dos exames de saúde mais importantes. A cada dois anos, é preciso que mulheres idosas façam esse exame. 

A partir dos 35 anos, ou seja, antes da Terceira Idade, já é importante ficar de olho nessa situação. 

Exames ginecológicos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses exames não são necessários só para quem tem vida sexual ativa. 

Desse modo, todas as mulheres devem fazer exames de toque ginecológico e Papanicolau até os 70 anos, com período anual.

Exame de próstata -Toque e PSA

O câncer de próstata é um perigo real, principalmente para homens após os 50 anos. 

A partir dessa idade, todo homem deve fazer o exame de próstata anualmente, incluindo o PSA (teste de sangue) e o toque retal, mesmo que os pacientes sejam resistentes a ele. 

Colonoscopia

A partir dos 50 anos, esse exame já é aconselhado. Em suma, ele serve para ajudar no diagnóstico de lesões iniciais ou câncer no cólon ou no intestino grosso, faz-se o exame de colonoscopia. 

Ele consiste na introdução de uma cânula com uma câmera no canal retal, permitindo ao médico avaliar as condições dos órgãos do trato intestinal. 

Eletrocardiograma

É um exame essencial para a detecção da presença de problemas no coração, que estão entre as principais causas de morte de idosos.

Teste de esforço

Manter práticas de atividades físicas é importante para idosos. Então, para isso, é necessário fazer o teste de esforço. 

Ele é feito durante exercícios em esteiras ou bicicletas. Assim, se verifica a capacidade cardíaca e a presença de doenças cardiovasculares.

Radiografia de tórax

Uma das doenças mais comuns na Terceira Idade é a pneumonia. Se o idoso foi ou é fumante ainda, o câncer de pulmão também pode aparecer. É necessário os exames de raio x para encontrar lesões e outros sintomas.

O asilo de idosos pode oferecer esses principais exames de saúde?

No caso de senhores e senhoras que residem em clínicas de repouso, muitos deles não podem sair com facilidade para as consultas médicas e realização do check up completo. 

Por isso muitas clínicas de repouso contam com uma estrutura mais ampla de atendimento das pessoas mais velhas. 

No entanto, vale lembrar que os asilos e residenciais para idosos não são clínicas médicas e, por conta disso, não oferecem os exames em unidade própria.

Porém, é possível receber equipes médicas de fora, vindas de clínicas especializadas Depois que os profissionais realizam a  coleta dos exames, eles encaminham os materiais para laboratórios. 

Tenha muito mais saúde na Terceira Idade na Morada Primavera! 

Em suma, ser feliz e saudável é possível em qualquer idade. Basta se manter em dia com o geriatra e os exames de saúde. 

Mas se você, idoso, passa por dificuldades, ou conhece pessoas que não podem mais se cuidar sozinhas, entre em contato com o Residencial Morada Primavera. Contamos com um quadro de colaboradores altamente capacitados para atender as necessidades de nossos hóspedes.

Entre em contato conosco e agende uma visita!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!