Os 11 Principais exames de saúde que devem fazer parte da rotina de um idoso

saúde na terceira idade - casa de repouso morada primavera

Exames de saúde na terceira idade devem estar sempre em dia. afinal a longevidade é um desejo de todos. Hemograma, lipidograma, densitometria óssea, são vários em que você deve ficar de olho!

A saúde na terceira idade só é possível se você mantém esses exames de saúde em dia. Mas claro, não é você quem irá fazer as requisições.

Levar com frequência um idoso ao médico é necessário. No entanto, se você estiver sem tempo, considere contar com cuidadores de idosos ou mesmo uma clínica de repouso

Afinal, contar com profissionais sempre irá te ajudar a partilhar as responsabilidades e a cuidar mais do seu ente querido!

Conheça os principais exames para garantir a saúde na terceira idade

Hemograma completo

O exame de sangue completo permite que diversas doenças sejam prevenidas. Anemias, infecções, doenças autoimunes, leucemia entre muitas outras. Em conclusão, tudo isso pode ser evitado ou controlado ao se ter os exames de saúde do sangue em dia. 

Além disso, há outros exames de saúde possíveis através da verificação do sangue. 

Assim se pode ficar de olho:

  • na vitamina-D, para evitar osteoporose;
  • na albumina, que mostra a situação nutricional do idoso;
  • no TSH, que indica a situação da tireoide;
  • nas transaminases, importantes quanto a saúde do fígado;
  • e na ureia e na creatinina, referentes ao funcionamento dos rins.

Lipidograma

Esse é um dos exames de saúde relacionados ao colesterol. Com ele, o médico pode ficar de olho nos níveis de colesterol LDL, HDL, total e nos triglicerídios. 

Doenças e dificuldades cardiovasculares também ficam sob controle com esse exame.

Glicemia

Esse exame de saúde permite diagnosticar e tratar diabetes e pré-diabetes, quando houver. Ele mede a taxa de glicose no sangue para poder-se controlar a situação.

Densitometria óssea

Com a idade, os ossos se tornam mais frágeis. A densitometria óssea é um dos exames de saúde que previnem e reduzem os riscos de osteoporose e fraturas.

Mamografia

A cada dois anos, é preciso que mulheres idosas façam esse exame. A partir dos 35 anos, ou seja, antes da terceira idade, já é importante ficar de olho nessa situação. É um dos exames de saúde mais importantes.

Exames ginecológicos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses exames não são necessários só para quem tem vida sexual ativa. Mulheres devem fazer exames de toque ginecológico e Papanicolau até os 70 anos, com período anual.

Exame de próstata

A partir dos 50 anos, todo homem deve fazer esse exame anualmente. O toque retal é importante, mesmo que pacientes sejam resistentes a ele. O câncer de próstata é um perigo real.

Colonoscopia

Para ter-se o diagnóstico de lesões iniciais ou câncer colorretal no intestino grosso, faz-se o exame de imagem. A partir dos 50 anos, esse exame já é aconselhado.

Eletrocardiograma

É um exame essencial para se detectar a presença de problemas no coração, que estão entre as principais causas de morte de idosos.

Teste de esforço

Manter práticas de atividades físicas é importante para idosos. Então, para isso, é necessário fazer o teste de esforço. Ele é feito durante exercícios em esteiras ou bicicletas. Assim, se verifica a capacidade cardíaca e a presença de doenças cardiovasculares.

Radiografia de tórax

Uma das doenças mais comuns na terceira idade é a pneumonia. Se o idoso foi ou é fumante ainda, o câncer de pulmão também pode aparecer. É necessário os exames de raio x para encontrar lesões e outros sintomas.

Tenha muito mais saúde na terceira idade

Em suma, ser feliz e saudável é possível em qualquer idade. Basta se manter em dia com o geriatra e os exames de saúde. 

Então, se você estiver com dificuldades para ficar de olho ou precisar de amigos que possam ajudar você, tudo bem.

Você pode contar com a Clínica de Repouso Morada Primavera. Contamos com um quadro de colaboradores altamente capacitados para atender as necessidades de nossos hóspedes.

Entre em contato conosco e agende uma visita!

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!