Pele Seca: Principais cuidados com após os 60 anos

Pele Seca: Principais cuidados com após os 60 anos

A Terceira Idade é um momento peculiar na vida das pessoas, especialmente em relação à saúde do corpo. Após os 60 anos, é comum surgirem problemas como diabetes, pressão alta, artrite, artrose e até problemas de pele.

Nessa fase, a pele seca repleta de rugas e linhas de expressão – é um dos maiores incômodos, sendo causada pela baixa produção de hormônios e de colágeno pelo organismo. 

De fato, as drásticas mudanças na pele e, consequentemente, na aparência são um verdadeiro desafio para os idosos mais vaidosos. 

Então, se você tem um idoso em casa, veja neste post da Casa de Repouso Morada Primavera, algumas dicas de cuidados com a pele ressecada, fina e sensível de quem já está na Terceira Idade. 

Tratamento da pele seca

Antes de abordarmos os principais cuidados com a pele depois dos 60 anos, é importante explicar que o envelhecimento da pele a torna mais sensível. E, por isso, também está mais suscetível a machucados e lesões. 

Às vezes, o simples ato de coçar a pele do idoso pode causar arranhões e até lesões mais graves, que sangram e se infeccionam. 

Dito isso, vamos mostrar aqui alguns cuidados básicos para melhorar o aspecto da pele seca e dar mais resistência à derme, principalmente na velhice. 

Uso de suplementos com colágeno

A pele ressecada não é uma regra para a maioria dos idosos, como alguns imaginam. Em verdade, a aparência da pele e sua textura dependem muito dos cuidados que a pessoa teve ao longo da vida.

De fato, muitas variáveis contam para a manutenção de uma pele saudável e de boa aparência. 

Assim, pessoas que sempre tiveram uma alimentação saudável, nunca foram adeptas do tabagismo e sempre usaram protetor solar tendem a ter uma pele mais bonita e viçosa. 

Além disso, a ingestão de suplementos com colágeno é sempre indicada pelos dermatologistas após os 25 anos, idade em que a reposição dessa proteína no corpo começa a ficar menor. 

Uso de cremes e protetores solares

A pele dos idosos – com destaque para os diabéticos – tende a ficar muito ressecada e, em alguns casos, pode até descamar, aumentando a sensibilidade. 

Para evitar o problema, é recomendado aplicar cremes hidratantes específicos para pele seca, que ajudam a umidificar a derme e evitam a incômoda descamação. 

Do mesmo modo, é importante aplicar o protetor solar fator superior a 50 sempre que os idosos estiverem expostos ao sol. 

Esse cuidado vai evitar que a pele mais fina sofra queimaduras mais intensas. o que aumenta também os riscos de câncer de pele.

6 Dicas extras de cuidados com a pele seca

  • O banho no idoso deve ser feito com água morna e nunca com água quente. Afinal, a água quente tende a deixar a pele ainda mais fina e irritada;
  • Use apenas sabonetes neutros ou sabonetes contendo hidratantes;
  • Aplique hidratantes leves na pele após cada banho. A hidratação é importante para os cuidados com a pele dos idosos.
  • Beber água diariamente é importante para manter os idosos sempre hidratados de dentro para fora;
  • Durante o inverno ou outros períodos “secos”, é válido investir em um umidificador de ambiente;
  • Leve o idoso regularmente a um dermatologista. 

Receba todo o cuidado na Morada Primavera!

No Residencial Morada Primavera, todos esses e outros cuidados são aplicados diariamente para manter nossos idosos com todo o conforto. 

Por isso, a Morada Primavera conta com a assistência de profissionais especializados, que cuidam não apenas da parte dermatológica dos residentes como também da alimentação e da prática de atividades que visam dar mais autonomia e qualidade de vida aos nossos clientes. 

Venha conhecer nosso espaço e toda a nossa estrutura!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!