Pneumonia: conheça os riscos dessa doença em idosos

Pneumonia: conheça os riscos dessa doença em idosos

A pneumonia é uma das doenças mais comuns na terceira idade e infelizmente se o tratamento for tardio pode levar a óbito. Veja nesse artigo quais os riscos em idosos e como tratar e prevenir.

Não é nenhuma novidade que diversas doenças ficam mais graves em um indivíduo quando ele está na terceira idade e, entre as doenças mais preocupantes nessa fase é a pneumonia (Streptococcus Pneumonial).

De acordo com o Ministério da Saúde entre os anos de 2015 a 2017, oito em cada 10 mortes pela doença foram em idosos, ou seja, 80%.

Esses óbitos acontecem por diversos motivos como, diagnósticos tardios, doenças crônicas, etc. Por este motivo, é importante entender como age essa enfermidade e como tratar e prevenir.

O que é a Pneumonia de fato?

Quando um agente infeccioso (vírus, fungos, reações alérgicas ou bactérias) se instala nos pulmões “agredindo” a região dos alvéolos pulmonares ocorre à pneumonia.

Entre os principais sintomas da doença podemos destacar tosse com catarro, febre alta, falta de ar, fraqueza entre outras.

Por que essa doença é mais comum em idosos e como os afeta?

Diversos fatores contribuem para que a pneumonia seja mais comum em idosos, sendo:

  1. Idade avançada: pessoas na terceira idade já possuem naturalmente uma imunidade reduzida, desse modo é mais difícil para o organismo lutar contra os agentes invasores;
  2. Doenças crônicas: hipertensão, doenças cardiovasculares, renais, diabetes, entre outras podem agravar o quadro de pneumonia em idosos;
  3. Disfasia: muitos idosos possuem dificuldade para engolir alimentos sólidos e líquidos o que pode causar um refluxo. Todo indivíduo (criança, adulto e idoso) possuem as bactérias da pneumonia na boca, porém, em muitas vezes o organismo consegue reagir e não deixa chegar aos pulmões.

Quando há um refluxo ou por algum motivo essa bactéria consegue atingir a área respiratória manifesta-se a pneumonia. Isso é muito comum também em idoso acamado.

Também podemos citar fatores de risco como, hospitalização frequente, alimentação errada, álcool e tabaco.

Tudo isso faz com que a incidência da pneumonia seja maior na população idosa, ou seja, com um sistema imunológico comprometido é mais fácil a instalação da doença.

Diagnóstico e Tratamento

É válido ressaltar que a pneumonia – quando está em sua fase inicial – nem sempre é possível identificá-la, o que pode agravar ainda mais o caso, pois seu diagnóstico tardio pode ser fatal.

Desse modo, é muito importante ficar atento aos menores sinais de anormalidade no idoso. Se ele apresentar sintomas como:

  • Tosse sem ou com catarro (muco) purulento amarelado ou esverdeado;
  • Febre alta;
  • Dor no tórax;
  • Confusão mental (demência);
  • Falta de ar;
  • Mal-estar generalizado;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Toxemia (excesso de toxinas no sangue).

Ao apresentarem esses sinais é imprescindível que o idoso passe por uma avaliação médica com exames clínicos (raio-x tórax, por exemplo), para que a doença seja diagnosticada com precisão.

Caso seja confirmada, em casos mais leves o tratamento é feito por antibióticos, com um quadro de melhora entre duas a quatro semanas.

Em casos mais graves é necessária a internação do idoso para que o tratamento seja feito no hospital com maiores cuidados médicos.

Prevenção para Pneumonia

Assim como outras doenças comuns em idosos com algumas ações e cuidados é possível prevenir não só a pneumonia, mas também outras doenças respiratórias. Cuidados e ações que podem ser tomadas:

  • Tratar corretamente resfriados que podem ser a “porta inicial” para a pneumonia;
  • Consultar médicos regularmente;
  • Boa alimentação;
  • Cuidados com a higiene bucal
  • Não fumar e nem beber álcool;
  • Tomar vacinas para gripe e anti pneumônicas;
  • Não favorecer ambientes com baixas temperaturas que facilitem a instalação de bactérias.

Como uma casa de repouso como o Morada da Primavera pode ajudar na prevenção da pneumonia?

Temos uma equipe de cuidadores, enfermeiros e médico geriatra preparados para cuidar dos idosos.

A casa de repouso Morada da Primavera pode possui cuidados 24h para manter o seu ente com uma ótima saúde e bem-estar. 

Além disso, todos os nossos colaboradores estão disponíveis para tirar eventuais dúvidas dos familiares sobre essa e outras doenças. Entre em contato conosco e conheça nossa estrutura.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!