Quais são os cuidados pós cirúrgicos da operação de cataratas?

casa de repouso em SP - Morada primavera

Ainda que os adultos mais velhos mantenham uma vida saudável, alguns problemas de saúde surgem com o avanço da idade. Por exemplo, as cataratas oculares são uma enfermidade que preocupa os familiares pelas dificuldades que causa.  Por isso, muitas famílias procuram os serviços de casa de repouso em SP para dar uma melhor assistência aos idosos que antes moravam sozinhos.

Afinal, a catarata afeta a qualidade de vida dos idosos, podendo levar à cegueira se não for tratada corretamente.

E, quando isso ocorre, normalmente não há como reverter o quadro clínico. Sendo assim, é essencial que os idosos recebam cuidados especiais de especialistas médicos e cuidados em casa de repouso em SP.

O que é a catarata?

A catarata é uma doença que provoca a perda da transparência do cristalino. Por sua vez, o cristalino é uma “lente” que permite focar a visão em diferentes distâncias.

Com o envelhecimento do corpo, as fibras do cristalino têm sua espessura aumentada. Da mesma forma, o diâmetro também aumenta.

Então, essa condição leva à presbiopia, mais conhecida como “vista cansada”. Pode-se dizer que a presbiopia é uma fase anterior à catarata.

Por isso, muitas pessoas com idade superior a 45 anos usam óculos para enxergar de perto.

Na catarata, quando o cristalino perde a elasticidade, ela fica opaca, embaçando a visão. Nos casos mais graves de catarata, os indivíduos podem apresentar cegueira total.

Como prevenir a catarata?

Embora seja uma condição muito comum nos idosos, a catarata pode ser prevenida com medidas simples. A primeira delas é o uso dos óculos escuros, que impedem os efeitos nocivos dos raios solares no cristalino.

O uso de colírios, assim que o paciente começa a ter sintomas, também é recomendado. No entanto, esse tipo de medicamento deve ser prescrito por médicos oftalmologistas.

Como tratar a catarata?

O tratamento da catarata só é possível com cirurgia. Na medicina moderna, o procedimento é bem rápido – dura cerca de 15 a 30 minutos.

Assim é possível liberar o paciente no mesmo dia da operação.  Logo, a cirurgia é realizada com anestesia local e consiste na troca do cristalino por uma lente artificial. Ademais, essa nova lente precisa ser produzida sob medida, de modo a se adaptar à curvatura da córnea do paciente.

Recuperação de cirurgia da catarata

Considerando que o procedimento é rápido, os idosos que se submeterem à ela vão para suas casas ou clínicas de repouso no mesmo dia.  

No entanto, os médicos orientam que os pacientes evitem inclinar a cabeça e fazer movimentos bruscos.

O tratamento é complementado com aplicação de pomadas e colírios receitados pelo médico.  Dessa forma, evitam-se os riscos de inflamação e outras complicações.

Vale lembrar que, durante a recuperação, o idoso não deve ficar sozinho em casa. Caso os familiares não possam estar presentes nessa fase, o ideal é que o adulto seja encaminhado à alguma casa de repouso, como a Morada Primavera.

Conheça a Casa de Repouso Morada Primavera

A Casa de Repouso Morada Primavera fica na região da Lapa, em São Paulo, e está de portas abertas para receber seu ente querido.

Aqui, temos toda a estrutura necessária para oferecer conforto, cuidados especializados e muito amor!

Marque uma visita e venha conhecer nosso espaço pessoalmente!

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!