Quais são os principais requisitos para se tornar cuidador de idosos?

Quais são os principais requisitos para se tornar cuidador de idosos Morada Primavera

O cuidador de idosos é o profissional que dá suporte às pessoas idosas quando essas pessoas estão impossibilitadas de desempenhar tarefas do cotidiano sozinhas. 

Dentre as diversas atribuições de um cuidador, pode-se incluir: alimentação e higienização dos idosos, gestão de remédios, administração de questões burocráticas, transporte, entre outras. 

Segundo projeções do IBGE, a população idosa nacional deve dobrar até 2042 (chegando a 57 milhões de pessoas) e a expectativa de vida média pode chegar a 80 anos nesse mesmo ano. 

Por consequência, as oportunidades de trabalho para cuidadores tendem a aumentar cada vez mais.

Os cuidadores de idosos geralmente se formam em cursos técnicos. Ainda que a formação superior não seja uma exigência no mercado, os profissionais formados em Enfermagem ou Gerontologia têm mais chances de se destacar.

Existe inclusive um projeto de lei para regulamentar a profissão: o PLC 11/2016, que já foi aprovado pelo Senado e no momento aguarda a sanção presidencial.

Mas quais são os principais requisitos para se tornar um bom cuidador de idosos? A Morada Primavera listou alguns desses requisitos para você:

Dominar conhecimentos específicos de cuidador de idosos

Existem conhecimentos específicos sobre o cuidar que geralmente são adquiridos nos cursos técnicos, alguns exemplos: primeiros-socorros, leitura adequada de bulas, saber a maneira correta de dar banho, lidar com as diversas dificuldades de mobilidade existentes, identificar sintomas de possíveis doenças, entre outras habilidades. 

Quanto melhor for a formação de um cuidador de idosos, mais será mais valorizado pelo mercado.

Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Um bom cuidador deve entender que o idoso é um ser humano complexo com vontades, desejos, aspirações e opiniões próprias, ainda que tenha limitações.

Fora isso, a função de cuidador também exige lidar com questões extremamente íntimas como a higiene pessoal, por isso, um cuidador empático será o mais indicado para o bem-estar de todos.

Paciência é essencial para um cuidador de idosos

Os pacientes idosos frequentemente têm sua autossuficiência reduzida, passam por mudanças de humor e podem ter limitações grandes, em alguns casos até irreversíveis. 

Caberá ao cuidador auxiliar o paciente em suas limitações transmitindo calma e confiança para que o idoso lide melhor com possíveis frustrações. Quanto mais paciente o cuidador, melhor ele realizará suas tarefas.

Detalhismo

O cuidador de idoso é responsável por uma outra vida humana, sendo uma função de extrema responsabilidade. 

A atenção aos detalhes é primordial visto que lida com horários de medicações, temperatura da água do banho, representação do paciente junto aos médicos e outras delicadas questões. Um erro pode ser desastroso ou até mesmo fatal.

Força física

Um cuidador com bom condicionamento físico é essencial, visto que alguns idosos podem exigir que o cuidador os carregue.

A casa de idosos Morada Primavera tem acesso aos melhores cuidadores de São Paulo, consulte o nosso atendimento para maiores informações.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!