Qual a importância das atividades físicas para manter a saúde na terceira idade

atividades físicas para idosos

A prática de Atividades Físicas tem diversos benefícios para o ser humano independentemente de sua idade. Manter o corpo em movimento previne doenças na velhice tais como Alzheimer e Parkinson. Essas doenças são degenerativas e afetam milhares de idosos em todo mundo. Nesses casos, ter o auxílio de uma Casa de Repouso, pode facilitar muito os cuidados com o Idoso.

Então, leia este artigo para entender um pouco mais sobre os benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade!

Benefícios da atividade física na terceira idade

A prática de Atividades Físicas também ajuda o idoso a fazer parte de um grupo. Pertencer a um grupo com pessoas da mesma idade pode auxiliar em casos de ansiedade e depressão. 

Além disso, a prática de Atividades Físicas contribui com a qualidade do sono. Isso acontece pois ela atua no sistema nervoso central, melhorando o metabolismo cerebral e consequentemente a memória em geral.

Estar em contato com outras pessoas faz com que a autoestima seja elevada e novas amizades sejam criadas. Sem contar que o idoso que faz atividades regulares tem diversas melhorias na sua condição física, como:

  • Melhora no aparelho cardiovascular
  • Melhora no aparelho digestivo
  • Melhora na musculatura e esqueleto
  • Melhora da coordenação motora
  • Força muscular
  • Controle da pressão arterial e diabetes, entre outros.

Inserir atividades físicas na rotina dos idosos parece complicado, mas é muito simples. Não é necessário começar com atividades complexas e que exigem a participação de um fisioterapeuta. O idoso pode se exercitar em sua própria casa, em centros de recreação para pessoas da terceira idade ou até mesmo no asilo em que ele mora. O importante é manter o corpo em movimento.

Pequenas caminhadas, alongamento, aulas de dança, jardinagem, entre outras atividades do cotidiano auxiliam na capacidade cognitiva dos idosos. Que muitas vezes as deixam de lado por acharem que não terem o mesmo vigor de antes. 

Atividades físicas na Casa de Repouso Morada Primavera

Na nossa casa todos os hóspedes participam de atividades físicas regularmente, sempre acompanhados de profissionais dedicados a recreação.

São tardes de bordados, jogos e atividades de lazer oferecidas diariamente contribuindo com a interação do grupo e o exercício do corpo e da mente.

Então, se você quer que seu ente querido tenha um pouco mais de carinho e cuidado na melhor idade? Entre em contato para saber mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera e venha se apaixonar pelos nossos cuidados!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!