Quando um ente querido atinge uma idade avançada, os cuidados com ele aumentam dia a dia. Muitos familiares adiam a decisão de procurar uma casa de repouso porque o assunto é envolto em polêmica.
Sem dúvida, a hora de se procurar um residencial para idosos é um tema delicado, que desperta bastante polêmica.
Muita gente ainda encara a casa de repouso como um lugar frio, em que os idosos ficam isolados em sem os cuidados necessários.
Essa visão, no entanto, está totalmente ultrapassada. A melhor escolha será aquela que é boa para o idoso, família e todos os envolvidos.
Um geriatra pode ajudar a família neste momento. Esse profissional vai ouvir o idoso e saber mais sobre sua rotina para ajudar a decidir o que se pode ser feito, se hora de procurar um residencial para idosos.
Como pesquisar uma boa casa de repouso?
Atualmente, uma boa casa de repouso oferece todas as condições para que seus moradores tenham uma vida digna.
Um dos pontos que devem ser observados com rigor é o corpo de profissionais que atua na instituição.
A família deve se certificar de que a casa de repouso conta com:
- Médicos
- Psicólogos
- Nutricionistas
- Assistente Social
- Enfermeiros
- Suporte com Hospitais
Há casos em que é preferível ir para uma casa de repouso
Por isso, há casos em que é preferível internar o idoso em uma casa de repouso adequada com corpo médico a mantê-lo com a família sem a devida atenção e cuidados.
Há ótimas opções de residenciais para idosos que oferecem várias atividades para os idosos, mas o mais importante é que a família não abandone e não deixe de dar afeto ao parente na terceira idade.
Cuidar do idoso é responsabilidade da família, o que não significa que o ato de cuidar seja permanecer durante 24 horas com ele. Então, a internação em uma casa de repouso é a melhor opção.
Aspectos a se levar em consideração antes de decidir por uma clinica de repouso
Algumas questões devem ser levadas em conta na hora de decidir se é hora de leva-lo a um residencial para idosos.
- Saúde do idoso: a família está conseguindo dar apoio e suporte para ele em casa ou é melhor leva-lo a uma casa de repouso?
- Condição financeira da família: os gastos com o idoso são altos. Está sendo possível mantê-lo em casa?
- Relação familiar: cuidar do idoso exige dedicação e amor. Esse difícil cotidiano está afetando as relações familiares? A vida em uma clinica de repouso para idosos seria melhor para as duas partes, família e idoso?
Mais importante do que todas essas questões, a saúde está sempre em primeiro lugar. E as melhores condições e cuidados estão em uma clinica de repouso que oferece com ambiente seguro, profissionais atentos, e os cuidados necessários.
Por isso, antes de simplesmente fazer uma busca rápida, colocar o termo “casas de repouso sp”, por exemplo, cheque tudo isso com cuidado e carinho.
Quer mais orientações? Fale conosco!