O residencial de idosos Morada da Primavera mostra alguns cuidados que são necessários que os idosos tenham na estação mais quente do ano: o Verão
Ah o verão! Caracterizado pelas altas temperaturas, em nossa região conhecida como Hemisfério Sul o verão começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de março.
Neste período, é muito comum que as praias, clubes, etc fiquem lotados, as pessoas usam roupas mais frescas e costumam fazer mais passeios ao ar livre.
Porém, quando há um idoso em casa é importante ter alguns cuidados nessa época, para evitar desidratação e a hipertermia (quando o corpo fica superaquecido).
Por que os idosos precisam ter alguns cuidados extras no Verão? Residencial para idosos Morada Primavera explica
Quando atingimos a terceira idade é normal que sua composição corpórea sofra alterações.
Enquanto um adulto possui cerca de 70% de água no corpo, um idoso fica na faixa dos 50% mais ou menos.
Por este motivo, os idosos não conseguem manter uma temperatura corporal, principalmente em dias quentes.
Além disso, há uma diminuição das glândulas sudoríparas dificultando a transpiração, bem como, uma menor sensação de sede e, aí mora o grande perigo.
5 cuidados que um idoso deve ter no verão
1- Evitar exposição ao sol:
A recomendação de não ficar exposto ao sol das 10h até às 16h é ainda mais importante na terceira idade. Os especialistas recomendam no máximo até 15 minutos diários de sol aos idosos;
2- Hidratação:
Como já citado acima, é comum um idoso não sentir tanta sede quanto um adulto. Mas, para que não haja uma desidratação é importante ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Também é recomendado evitar bebidas alcoólicas e com cafeína;
3- Opte por roupas leves:
Nesta época do ano, vista o idoso com roupas frescas e leves de preferência as de algodão;
4- Use Protetor solar:
Muitas pessoas usam protetor para evitar o envelhecimento da pele, mas, um idoso também precisa aplicar essa proteção na pele. Quando a pele fica queimada de sol, o sangue é bombeado mais para ela e os outros órgãos ficam menos irrigados;
5- Alimentação adequada:
É importante que o idoso se alimente a cada três horas, e prefira alimentos como verduras, legumes e frutas mais refrescantes.
Fique atento aos sinais de desidratação em idosos
É importante ficar atento durante essa época do ano, caso o idoso apresente sinais como apatia, confusão mental (demência), tonturas, dor de cabeça, agitação e estiver com os lábios e língua seca, pode ser sinal de que as altas temperaturas estão impactando sua vida.
Leve o para uma área próxima, tente hidratá-lo ou procure ajuda médica.
Atenção especial para os idosos
Quer que seu ente querido tenha uma ótima qualidade de vida e com os cuidados necessários? Conheça o residencial para idosos Morada Primavera.
Nossa equipe composta por enfermeiros, cuidadores e um médico geriatra especialista estão preparados para recebê-lo e cuidar com todo carinho e atenção que ele merece.