Saiba como evitar casos de infecção urinária na terceira idade

Infecção-Urinária-na-Terceira-Idade-Casa-de-Repouso-Morada-Primavera

Casos de infecção urinária na terceira idade são mais comuns do que gostaríamos, isso porque as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Esse tipo de infecção é a que mais leva os idosos a serem internados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 10% dos homens e 20% das mulheres acima dos 65 anos apresentam o problema. 

E este número dobra em pessoas com mais de 80 anos devido a falta de higiene e a utilização de fraldas geriátricas em alguns casos que contribuem com a proliferação de bactérias na região genital.

Em pessoas idosas a defesa imunológica tende a ser mais baixa o que contribui com o quadro de infecções e a proliferação de microrganismos.

Como prevenir a infecção urinária na terceira idade

A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra e com cuidados simples do dia a dia essa doença pode ser prevenida.

  • Faça de forma adequada a higiene íntima principalmente após utilizar o banheiro
  • Evite roupas íntimas de tecido sintético
  • Beba bastante água para manter o aparelho urinário ativo. Isso previne a infecção
  • Em casos de pessoas que utilizam fraldas geriátricas, evite ficar com a fralda molhada, troque-a com frequência
  • Não espere muito tempo para ir ao banheiro. Segurar a urina contribui para a infecção.
  • Se for necessário vá ao banheiro várias vezes ao dia.
  • Não interrompa o tratamento médico em caso de infecção urinária após desaparecerem os sintomas. O tratamento deve ser feito por completo.

Fazer esse tipo de acompanhamento em idosos pode ser desgastante para a família, pois em muitos casos os idosos se recusam a tomar a medicação, ou tomar banho várias vezes ao dia. 

O apoio de profissionais treinados e preparados para lidar com a terceira idade é fundamental no caso de doenças infecciosas pois evita que o quadro se agrave levando a uma possível internação.

É comum o caso de idosos internados por motivo de infecção urinária quando na verdade a prevenção é simples e eficiente quando feita de forma adequada.

Todo o apoio que você e sua família precisam

Na Casa de Repouso Morada Primavera todos os idosos são assistidos por profissionais especializados no trato com pessoas na terceira idade, atentos a suas necessidades e possíveis contratempos que podem ocorrer.

Contar com profissionais preparados para tais situações fazem com que o seu familiar se torne uma pessoa mais confiante e livre de doenças simples que podem ser evitadas como a infecção urinária.

Fale com a Morada Primavera e saiba como podemos ajudar a sua família.

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!