Saiba como evitar casos de infecção urinária na terceira idade

Infecção-Urinária-na-Terceira-Idade-Casa-de-Repouso-Morada-Primavera

Casos de infecção urinária na terceira idade são mais comuns do que gostaríamos, isso porque as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Esse tipo de infecção é a que mais leva os idosos a serem internados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 10% dos homens e 20% das mulheres acima dos 65 anos apresentam o problema. 

E este número dobra em pessoas com mais de 80 anos devido a falta de higiene e a utilização de fraldas geriátricas em alguns casos que contribuem com a proliferação de bactérias na região genital.

Em pessoas idosas a defesa imunológica tende a ser mais baixa o que contribui com o quadro de infecções e a proliferação de microrganismos.

Como prevenir a infecção urinária na terceira idade

A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra e com cuidados simples do dia a dia essa doença pode ser prevenida.

  • Faça de forma adequada a higiene íntima principalmente após utilizar o banheiro
  • Evite roupas íntimas de tecido sintético
  • Beba bastante água para manter o aparelho urinário ativo. Isso previne a infecção
  • Em casos de pessoas que utilizam fraldas geriátricas, evite ficar com a fralda molhada, troque-a com frequência
  • Não espere muito tempo para ir ao banheiro. Segurar a urina contribui para a infecção.
  • Se for necessário vá ao banheiro várias vezes ao dia.
  • Não interrompa o tratamento médico em caso de infecção urinária após desaparecerem os sintomas. O tratamento deve ser feito por completo.

Fazer esse tipo de acompanhamento em idosos pode ser desgastante para a família, pois em muitos casos os idosos se recusam a tomar a medicação, ou tomar banho várias vezes ao dia. 

O apoio de profissionais treinados e preparados para lidar com a terceira idade é fundamental no caso de doenças infecciosas pois evita que o quadro se agrave levando a uma possível internação.

É comum o caso de idosos internados por motivo de infecção urinária quando na verdade a prevenção é simples e eficiente quando feita de forma adequada.

Todo o apoio que você e sua família precisam

Na Casa de Repouso Morada Primavera todos os idosos são assistidos por profissionais especializados no trato com pessoas na terceira idade, atentos a suas necessidades e possíveis contratempos que podem ocorrer.

Contar com profissionais preparados para tais situações fazem com que o seu familiar se torne uma pessoa mais confiante e livre de doenças simples que podem ser evitadas como a infecção urinária.

Fale com a Morada Primavera e saiba como podemos ajudar a sua família.

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!