A surdez é muito comum em idosos devido à morte de células auditivas. Veja o por quê ocorre isso e saiba quais são os principais sinais de surdez na terceira idade. Veja nosso artigo:
Durante o processo natural de envelhecimento de um indivíduo é normal que haja perda de audição. A partir dos 40, 50 anos uma pessoa já apresenta uma redução.
A Surdez ou presbiacusia (como é denominada pelos médicos) é uma doença multifatorial que se caracteriza pela perda progressiva da audição em um ou em ambos os ouvidos.
A partir disso, a dificuldade de um indivíduo de se comunicar e compreender as coisas aumentam.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) só no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas apresentam surdez (moderada ou grave).
Como a surdez acontece e quais os tipos?
Diversos fatores podem influenciar a perda de audição como, problemas congênitos (predisposição genética, diabetes, pressão alta e/ou algum trauma, ou doença que afete diretamente o órgão).
Além disso, o uso de muitos medicamentos como, por exemplo, antibióticos também podem gerar surdez.
A perda auditiva possui quatro classificações, sendo: neurossensorial, condutiva, mista e central.
- Neurossensorial: essa é irreversível e é quando há uma impossibilidade de recepção do som causada por alguma lesão no nervo auditivo ou na orelha interna;
- Condutiva: quando há uma interferência do som do conduto auditivo até a orelha externa (a pessoa não ouve com clareza);
- Central: diferentes graus de dificuldade na compreensão sonora;
- Mista: quando ocorrem perdas condutivas e neurossensoriais.
Quatro sintomas associados à surdez na terceira idade
Muitas pessoas não percebem que estão perdendo a audição e desse modo a surdez em idosos pode ser de modo lento e gradativo. Separamos alguns sintomas que merecem atenção.
- Zumbidos: esse é um dos sinais mais comuns quando há a surdez o zumbido. Este por sua vez, pode ser contínuo ou intermitente (com intervalos) e pode deixar o idoso estressado;
- Intolerância a barulhos intensos: quando um idoso está perdendo a audição é comum que ele apresente uma hipersensibilidade a barulhos intensos. Ou seja, quando pessoas falam muito alto perto de um idoso achando que está facilitando a audição, na verdade, estão atrapalhando;
- Dificuldade na comunicação: esse é um dos principais sintomas relacionados a surdez, muitas vezes os idosos não conseguem compreender o que está sendo dito, por não escutarem as vogais. Muitas vezes também idosos não conseguem escutar vozes mais agudas (como de crianças e femininas);
- Isolamento social: a surdez pode causar grandes impactos na autoestima por apresentarem dificuldades em escutar e por isso acabam se isolando, perdendo o interesse em compartilhar momentos com a família e amigos.
A importância de um diagnóstico especializado
É muito importante que a família do idoso fique atenta aos sinais de uma possível surdez e procure um auxílio médico para diagnosticar o tipo de surdez e qual o tratamento mais indicado.
Esse cuidado é imprescindível para o indivíduo na terceira idade tenho uma boa qualidade de vida. Uma vez que, essa doença pode causar diversos problemas sociais que afetam a sua vida.
Além disso, a família e profissionais experientes precisam sempre dar todo apoio ao idoso com surdez.
Dê uma melhor qualidade de vida para o idoso com uma equipe especializada na terceira idade na casa de repouso Morada da Primavera
Quando um idoso recebe amor, carinho e atenção especializada sua qualidade de vida passa ser uma das melhores e as doenças causas pela idade como a surdez não se torna um “fardo”.
Por este motivo é muito importante que haja um cuidado especial para eles com enfermeiras e profissionais especializados na terceira idade.
A casa de repouso Morada da Primavera oferece tudo isso com um atendimento 24h para o seu ente querido.
Entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer nossa estrutura e tomar a decisão certa na hora de cuidar do vovô e da vovó.