Com o passar do tempo novos recursos são utilizados por clínicas de repouso para otimizar e melhorar a qualidade de vida das pessoas no processo de envelhecimento.
Um desses recursos é a terapia ocupacional gerontológica, da qual mostraremos sua fundamental importância para a terceira idade.
Terapia ocupacional, de forma bem objetiva, é aquela que visa tratar, restaurar e desenvolver a capacidade funcional do idoso.
E o terapeuta ocupacional é o profissional que se especializou no tratamento desses idosos. Ele possui profundo conhecimento das dificuldades prevalentes dessa fase da vida e age para melhorar as capacidades motoras e cognitivas que naturalmente são perdidas.
Os principais benefícios da Terapia Ocupacional são:
Integração social:
Como a mudança de endereço muitas vezes abala o emocional dos idosos, pois sentem saudades de seus familiares e do estilo de vida que antes levavam, é por meio de uma rotina atrativa e que favorece a troca com os demais que o isolamento e a tristeza são combatidos.
Com atividades dinâmicas, expressivas, lúdicas e artesanais é promovido o contato interpessoal dos moradores da clínica de repouso.
Além de permitir momentos leves e descontraídos, mantendo-os ativos.
Encorajamento e estímulos:
Reforçando a ideia de que idosos felizes são idosos ativos, é notável que quando eles passam os dias atarefados e numa clínica de repouso ficam muito mais animados e bem humorados.
Afinal, quando se mora em numa casa de repouso a vida precisa de movimento.
A melhor forma de preencher os dias é com atividades que os farão superar limites e não só os impulsionarão a seguir em frente como também farão perceber que muito ainda pode ser conquistando.
Ajustamento psico/emocional:
As atividades com música, artes em geral, assim como as que possuem aprendizagem adaptativa das condições da terceira idade tem como foco o idoso atingir o máximo possível sua autonomia.
Com paciência e confiança cada pequena conquista na casa de repouso tem um grande significado.
Os velhinhos se sentem mais seguros de si por dependerem menos de cuidadores e por executarem tarefas diárias sozinhos.
Eles se sentem apoderados e com mais liberdade, valorizando o fato de fazerem o que precisam por si mesmos, como se vestir, tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, etc., o que melhora muito a autoestima.
Reabilitação do idoso física e/ou mental:
Alguns fatores fisiológicos são limitados na velhice, como, por exemplo:
- Diminuição da potência muscular;
- Fragilidade óssea;
- Artrites e perda da elasticidade do tecido conjuntivo.
Também acontecem perdas no processo mental de percepção, imaginação, linguagem, memória, juízo e/ou raciocínio.
Com atividades especialmente dedicadas a cada área, esses problemas são melhorados.
Bons exemplos são as atividades musculares, a dança, a leitura, o jogo de xadrez, bingo, palavras cruzadas, uso de listas, quebra cabeças, enfim, atividades que exigem concentração, sequência de pensamento e capacidade de execução.
Agora que você conheceu a Terapia Ocupacional, conheça a Morada Primavera!
Agora você já sabe a importância da terapia ocupacional no dia a dia dos idosos institucionalizados em clínicas de repouso, que o conjunto dessas atividades torna-os mais produtivos e valorizados e que é um agente importante no combate da depressão, raiva, desgosto pela vida e isolamento, resgatando neles a vontade de viver.
A Morada Primavera é uma clínica de repouso que possui diversos serviços que dão qualidade de vida aos seus moradores, e, entre eles, oferecemos a terapia ocupacional.
Quer saber mais sobre nossa casa e nossos serviços? Acesse nosso site e venha conhecer de pertinho nosso espaço.
Tel: (11) 3023-6825
Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP
Email: moradaprimavera@gmail.com