Você sabe a diferença entre uma Clínica Geriátrica e uma Instituição de Longa Permanência do Idoso?

Clínica Geriátrica - Morada Primavera

Para muitas famílias, manter os cuidados com os entes idosos no próprio lar onde moram é uma tarefa complexa. Além de uma estrutura apropriada, é preciso também dispor de profissionais treinados e disponíveis em tempo integral. Sendo assim, uma clínica geriátrica em SP se torna uma opção viável para hospedar os idosos.  

No entanto, há também a opção de contratação das instituições de longa permanência do idoso (ILPI), que são diferentes dos asilos e clínicas de repouso em SP.

Neste artigo do Residencial para idosos Morada Primavera, vamos conhecer as diferenças entre casa de repouso e as ILPIs.

Classificação de clínica geriátrica e Instituição de Longa Permanência do Idoso

Ambos os locais destinados aos cuidados com idosos são definidos e classificados de acordo com a Resolução SS123/2001. Esta resolução diferencia os residenciais de repouso e as instituições de longa permanência, levando em conta vários aspectos, como veremos a seguir.

Como funcionam as clínicas de repouso?

De acordo com a resolução SS123/2001, as clínicas geriátricas, ou casas de repouso, são instituições governamentais ou não governamentais. Esses lares são destinados a pacientes com mais de 60 anos e em regime de internato.

Nos lares, eles recebem cuidados médicos, fisioterápicos e de enfermagem, além de serviços de apoio terapêutico e nutricional.  As clínicas de repouso podem hospedar idosos dependentes e independentes, que precisam de cuidados especializados e acompanhamento feito por profissionais de saúde.

Como funcionam as instituições de longa permanência do idoso?

As instituições de longa permanência são definidas como governamentais ou não governamentais. Esses espaços abrigam, coletivamente, idosos com 60 anos ou mais.

Mas, ao contrário do que ocorre nas clínicas, a prestação de serviços médicos não está inclusa no atendimento. Por isso, as instituições de longa permanência são ideais para idosos independentes, que podem realizar suas atividades sem auxílio.

Quem se responsabiliza tecnicamente por uma casa geriátrica ou ILPI?

Qualquer profissional de nível superior pode se responsabilizar tecnicamente por uma ILPI, pois essas instituições têm caráter apenas residencial e sem atendimento médico, conforme já mencionamos acima.

Em contrapartida, as clínicas geriátricas, lares de idosos, residenciais e casas de repouso só podem ter médico como responsável técnico. E isso acontece justamente são estabelecidos cuja prestação de assistência médica às pessoas idosas é um elemento essencial.  

Sabendo dessas diferenças, fique atento ao escolher entre uma casa de repouso e uma instituição de longa permanência. Embora possam parecer similares, as diferenças são grandes e podem impactar no bem-estar do seu ente querido.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog da Casa de repouso Morada Primavera e, se preferir, agende uma visita em nosso site para conhecer nossas instalações.

Somos uma clínica de repouso localizada no bairro da Lapa (SP), um local de clima tranquilo e aconchegante para a Terceira Idade.  

 

Avalie este post!
clinica geriatrica em sp flores

As 3 melhores casas de repouso em São Paulo

A mudança na legislação para contratar empregados domésticos, ocorrida há alguns anos, tem levando algumas famílias com idosos a trocarem os cuidadores por um residencial

Flores e terceira idade

Terceira idade é assunto na mídia

A vida em um asilo em São Paulo ou em qualquer outro lugar do país pode ser bem mais interessante do que parece. Muita gente

Fechar Menu