Como lidar com a aceitação do idoso aos cuidados de um cuidador especialista

Aceitação do idoso

Após uma certa idade é comum que pessoas idosas fiquem impossibilitadas de exercer o autocuidado que sempre exerceram e convencer um ente querido da necessidade de um cuidador ou da mudança para um residencial para idosos pode ser complicado, afinal, aceitar limitações inéditas após décadas de vida ativa é bastante desafiador.

 A Morada Primavera elencou alguns conselhos para lidar com esta situação:

Tenha Empatia com a Aceitação do idoso

A Empatia é um valor importantíssimo, tente se colocar no lugar do ente querido: Ele está se sentindo invadido? Como é sua rotina? Quais são suas necessidades? Quais os limites de sua privacidade? Qual a abertura da pessoa para a chegada de um cuidador em casa?

Tente entender os motivos de suas atitudes, identifique suas necessidades e limites e faça questão de frisar que o espaço e a privacidade da pessoa serão respeitadas o máximo possível.

Prepare a casa e estabeleça uma rotina

Tenha a casa adaptada para as novas necessidades (como por exemplo barras se a pessoa tiver mobilidade reduzida) e organize os remédios e horários. 

O fato do ente querido ter uma rotina previamente regrada facilita o trabalho do cuidador especialista e traz mais qualidade de vida para o idoso.

Use argumentos lógicos para ajudar na aceitação do idoso

O trabalho deve ser de convencimento e nunca de imposição. Convença a pessoas com os melhores argumentos possíveis, mostre os ganhos em comodidade, saúde e segurança que um cuidador especialista pode trazer. 

É possível, por exemplo, apresentar histórias de outros idosos onde a presença do cuidador foi positiva, gerando empatia.

Apresente a ideia gradualmente

Algumas pessoas de idade aceitam melhor a ideia se ela for apresentada de forma mais lenta, incluindo o cuidador especialista na rotina da família pouco a pouco até que a aceitação seja completa. A relação entre cuidador e paciente pode ser construída de forma gradual.

Deixe o Idoso negociar

Mesmo nos casos em que o idoso já aceita o profissional é comum que ele queira negociar limites, é importante ter um grande respeito à vontade do ente querido e não esperar que ele aceite todas as condições de forma integral e passiva.

Consulte o residencial para idosos Morada Primavera em São Paulo para mais dicas e recomendação de profissionais.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!