Qual a importância dos exercícios físicos para a Diabetes na terceira idade?

Qual a importância dos Exercícios Físicos para a Diabetes na Terceira Idade?

O que mais se ouve quando vamos ao médico é a recomendação da prática de exercícios físicos e que com o passar dos anos essa prática deve ser levada mais a sério e ser realizada frequentemente já que com a idade avançada o corpo perde força e massa magra, contribuindo com fraturas e doenças que somadas ao sedentarismo podem ser fatais. A Diabetes tipo 2 é uma dessas doenças que podem ser controladas com a prática de exercícios físicos.

Estimular o idoso a se exercitar não é uma tarefa fácil, visto que muitos possuem dores nas articulações ou dificuldade de locomoção.

Contar com profissionais qualificados para o tratamento de pessoas na terceira idade faz com que a prática de exercícios físicos sejam mais regulares sem atrapalhar ou incomodar o idoso.

De acordo com a IDF (International Diabetes Federation) o Brasil é o quarto colocado quando se trata de pessoas com diabetes, chegando a ter 13 milhões de pacientes com esse quadro clínico e quase um terço das pessoas com diabetes têm mais de 65 anos.

A diabete é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo corpo. A insulina é responsável por manter a glicose dentro das células, sendo assim, a falta de insulina promove mais açúcar na corrente sanguínea sobrecarregando o pâncreas. 

Atividades físicas e apoio ao idoso com diabetes

Manter o corpo ativo na terceira idade pode não ser tão fácil quanto imaginamos. Alguns idosos sofrem com doenças que dificultam tais práticas e se queixam de dores nas articulações.

Porém, é imprescindível para sua saúde que ele continue a desenvolver massa magra para equilibrar os níveis de glicose no sangue além de combater outras doenças como a Sarcopenia.

A prática de exercícios físicos aumenta a expectativa e a qualidade de vida, mas é preciso entender e respeitar a amplitude do paciente para que ele não tenha maiores complicações tentando fazer algum exercício que não seja adequado a ele.

Dentre os principais exercícios para  terceira idade estão:

  • Caminhada
  • Natação
  • Alongamento
  • Hidroginástica
  • Pilates

Entre outros tantos exercícios de baixo impacto que podem ser realizados pelos idosos.

Alimentação no controle da Diabetes

A alimentação também é um ponto chave no controle da diabetes tipo 2. Nesses casos, alimentos ricos em carboidrato são grandes vilões, pois tendem a ser mais fáceis de mastigar e digerir. 

Muitas vezes a dieta de pessoas na terceira idade não conta com tanta proteína e é justamente a proteína que contribui com o aumento de massa magra. 

Por isso, contar com um profissional especializado para manter uma dieta balanceada e ideal para cada tipo físico é fundamental.

Conte com uma equipe especialista no trato com os idosos

Na casa de repouso Morada Primavera nossos hóspedes são estimulados a praticar exercícios físicos regularmente, além de contar com todo o apoio de nutricionista e médico geriatra sempre atentos a sua alimentação e ao funcionamento do corpo.

Contamos com o apoio de cuidadores e enfermeiras prontos a identificar as menores necessidades para que o atendimento seja sempre ágil e a vida seja aproveitada da melhor maneira possível.

Entre em contato conosco e venha nos fazer uma visita!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!